Empresa do RN é contratada para fazer a coleta de resíduos sólidos em Campina Grande


O serviço da coleta de resíduos sólidos em Campina Grande vai ser executada, a partir desta terça-feira, 01 de novembro , pela empresa MB Limpeza Urbana, de Parnamirim, Rio Grande do Norte, por meio de contratoemergencial firmado pela. A contratada tem experiência no ramo e, atualmente, é a responsável pela coleta em outras cidades do país, como Guarulhos, Marília e Ourinho (estado de São Paulo), Imperatriz (Maranhão), Palmas (Tocantins) e Patos (PB), entre outras.

A contratação ocorreu mediante carta convite, pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande (Sesuma). Sete empresas participaram de um pregão eletrônico, e a MB Limpeza Urbana foi a que ofereceu melhor proposta e capacidade de operacionalização, conforme explicou o secretário Geraldo Nobre Cavalcanti (Sesuma).

Mesmo com o contrato vigente de seis meses, no valor de R$ 6,5 milhões (mais de R$ 1 milhão, por mês, podendo ser prorrogado por período igual), a Prefeitura de Campina Grande vai lançar em breve um edital de licitação mais longo e, através de pregão eletrônico, definirá a empresa, que tanto poderá ser a MB, como outra, se oferecer melhores condições.

A empresa anterior, Limpmax, estava encerrando o contrato e, diante de algumas falhas apresentadas no serviço, foi aberto um processo de licitação emergencial de seis meses, por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima. Nesse processo, a empresa MB saiu vencedora.

O prefeito Bruno Cunha Lima, secretário Geraldo Nobre e os diretores da Sesuma, supervisionaram os recursos humanos e operacionais da nova empresa. A MB já está com a equipe preparada, bem como a frota de 17 caminhões coletores e demais veículos e nesta terça-feira, a partir das 7h, farão o primeiro dia de coleta na cidade.

Em reunião, realizada no Departamento de Limpeza Urbana (Delur), foi discutida também com o corpo técnico da nova empresa os detalhes operacionais referentes ao roteiro de atuação e à rotina de trabalho do setor de coleta e de transporte dos resíduos sólidos até o aterro sanitário. Também foi definido que toda a mão de obra, entre motoristas, mecânicos e agentes de limpeza (cerca de 200 pessoas), será de Campina Grande. Também participaram dessa reunião auxiliares e o gerente da MB, Tiago Lima de Lucena.

Tiago Lima acredita que a empresa não terá dificuldades para otimizar e regularizar os horários, cumprindo todos os trechos regularmente. “Observamos que Campina Grande é uma cidade limpa e organizada e resta aprimorar para melhorar o máximo possível”, disse.

Joméris Tavares, responsável pelo Delur, explicou que são 22 trechos dimensionados para a coleta em Campina Grande, nas zonas urbana e zona rural, sendo 11 diurnos e 11 noturnos, que serão reavaliados com a chegada da nova empresa e, se houver necessidade de mudanças ou remanejamentos, ocorrerão sem prejuízos para a coleta

O trabalho de coleta domiciliar e limpeza urbana é uma área de grande desafio para a gestão municipal. Por isso, o secretário Geraldo Nobre conversou com a direção da MB para solicitar a otimização desse serviço. O secretário agradeceu o apoio do prefeito Bruno Cunha, sempre empenhado em melhorar os serviços essenciais da gestão. “A MB tem ótima estrutura, presta este serviço em centros bem maiores do que Campina Grande e não tenho dúvidas de que atenderá aos anseios da nossa população, fazendo uma coleta pontual e de qualidade”, disse.

Codecom

Leia também