Semana Santa movimenta o turismo em centenas de municípios brasileiros


A Páscoa será comemorada no próximo domingo, 17 de abril. Até lá, mais de 300 Municípios promovem festividades da Semana Santa – encenações, missas e procissões – e movimentam o turismo local. As atividades foram canceladas nos últimos dois anos por conta da Pandemia da Covid-19, mas a expectativa é de que a arrecadação dessas localidades retorne como em 2019. Viagens por conta do feriado e festas destinadas ao público infantil também estão previstas em outras cidades.

Há 513 festas religiosas cadastradas junto ao Ministério do Turismo, e o turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões e injeta R$ 15 bilhões na economia nacional. Em Minas Gerais, por exemplo, a ocupação dos hotéis estava entre 70% a 90%. Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del Rei, Tiradentes e Sabará devem receber cerca de 150 mil visitantes durante toda a semana. Só a encenação do descendimento da cruz em São João del-Rei deve reunir cerca de 20 mil pessoas na Sexta-Feira Santa.

A Procissão do Fogaréu promete movimentar o Município de Goiás (GO) e a agenda de atividades já foi divulgada por diversos gestores goianos, inclusive de Pirenópolis e Trindade. A encenação da Paixão de Cristo, em Aquidauana (MS), será realizada com a presença de fiéis. Além de promover o desenvolvimento do turismo local e religioso, a programação propõe divulgar os pontos turísticos da cidade que recebe a encenação há muitos anos.

No Nordeste, além das grandes festividades em Juazeiro do Norte (CE), Nova Jerusalém e Olinda (PE), Bom Jesus da Lapa (BA), Canindé (CE), centenas de outros Municípios receberão turistas em busca de lazer e cultura. Além de programação religiosa, recreativa e cultural, em São João da Barra (RJ), o padre Antônio Maria deve receber público expressivo. Em Aparecida (SP) e Santarém (PA), a programação será aberta ao público.

Com atrações distintas, Santa Catarina concentra as maiores festas que resgatam a tradição germânica, com árvores de ovos coloridos. Também na região Sul, Gramada (RS) espera receber 300 mil turistas durante a programação de Páscoa. A Páscoa nas Missões engloba 26 Municípios e deve receber público expressivo por conta das atividades culturais, rurais, históricas, religiosas e científicas.

A Rota Turística do Caminho das Missões é considerada estratégia do planejamento turístico e como ação que visa estimular o aumento do fluxo turístico naquela região, o Sítio Histórico de São Miguel recebeu a encenação da Paixão de Cristo. O projeto envolve passeios temáticos que fortalecem o cluster turístico da região.

Segundo a área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), rota turística é um caminho ou percurso que se destaca pelos mais atrativos, desde características naturais a património cultural ou histórico. Esses Municípios podem atrair investimentos nesta época, com envolvimento da comunidade, gerando impactos positivos nos mais diversos setores e emprego e renda.

 

Da Agência CNM de NotíciasO Dia, O Tempo, Correio Braziliense, Uol e G1

Leia também