Ministério da Saúde vai destinar à Paraíba 46 das 3.174 novas vagas oferecidas para todo o País pelo Programa Mais Médico. De acordo com aquela Pasta federal, 38 municípios paraibanos serão contemplados com a chegada de novos profissionais médicos. Os interessados podem se inscrever até esta quinta-feira, 8 de maio
Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes para consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.
As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
O edital que trata do assunto foi publicado na Seção 3 da página 1 do Diário Oficial da União do dia dois de maio passado.