Prefeitura traça metas para a campanha “Setembro Amarelo 2022” em Campina Grande


A Prefeitura de Campina Grande promoveu esta semana, no auditório do Ipsem, a primeira reunião intersetorial  para o planejamento da Campanha Setembro Amarelo de 2022. Este ano, a campanha de prevenção ao suicídio terá como slogan geral “Todos pela Vida”.

Segundo a primeira-dama do município, Juliana Cunha Lima, a campanha realizada em 2021 foi considerada a maior do Estado, daí a meta é repetir o que deu certo no ano passado, como também ampliar a iniciativa e levar a mensagem de valorização da vida a todos os segmentos sociais de Campina Grande e da Paraíba.
“Com a pandemia, mais do que nunca percebeu-se ser preciso falar e estimular ações em favor da saúde mental, sendo este o grande propósito do Setembro Amarelo. Queremos, então, unir as pessoas em torno desta causa tão nobre e importante num momento como este”, afirmou Juliana.

Ela destacou, ainda, que não apenas os diversos setores do governo municipal estão mobilizados, mas também serão concretizadas parcerias com as instituições sociais em geral, como escolas, ONGs, movimentos sociais, entidades profissionais e muitas outras. “Queremos unir todas as forças possíveis para levar esta mensagem às pessoas”, destacou a primeira-dama.

Por sua vez, a coordenadora municipal de Saúde Mental, Lívia Sales, informou na sua exposição que a programação vai começar com a realização do Ato pela Vida, no dia 10 de setembro e, até o final de setembro, será realizada uma diversificada programação em todas as áreas da cidade, tanto, internamente, nos serviços de saúde mental como na própria comunidade.

Entre as ações, acontecerão, por exemplo, oficinas temáticas, eventos em escolas particulares, pit stop, exposição de vídeos educativos, programações artísticas e culturais, promoções esportivas, corrida Vida Feliz, oficinas de auto cuidado, musicoterapia e atividades com grupos de famílias.

A coordenadora destacou, ainda, que a campanha deverá superar todas as expectativas dos que integram o governo municipal, mesmo porque representantes de todas as pastas compareceram à reunião, além de secretários municipais, entre eles Gisele Sampaio (Cultura) e Vanildo Araújo (Sejel), que fizeram exposições das suas propostas para a programação deste ano.

Por fim, de acordo com Lívia Sales, a programação será totalmente definida até a próxima semana, podendo pessoas de toda a sociedade enviarem sugestões para o @saúdementalcampinagrande, no Instagram, ou procurar a coordenação da campanha na Secretaria Municipal de Saúde.

Conscientização

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito dessa realidade e suas formas de prevenção. Diante disso, o objetivo geral da campanha em 2022 será informar, alertar, dar visibilidade e conscientizar a população sobre o tema.

Já os objetivos específicos da campanha serão os seguintes: concretizar parcerias para a realização de debates contínuos sobre a temática; gerar a socialização de informações acerca das ações das diversas pastas da Prefeitura de Campina Grande e promover ações que visem a disseminação de informações coerentes a promoção da saúde mental no território municipal.

Estatística

No Brasil registra-se uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte acontecem outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes. A maior incidência de mortes por suicídio está na faixa etária que vai de 21 a 30 anos.

Todavia, verifica-se o aumento nos casos de depressão e de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) entre crianças e adolescentes. As estatísticas revelam que 4% dos adolescentes brasileiros apresentam sinais depressivos e uma a cada quatro crianças já apresentou indícios da doença.

Codecom

Leia também