Visita ao NE

Lula diz em Natal que vai “abrasileirar” os preços dos combustíveis, caso eleito


Em ato político promovido no estacionamento da Arena das Dunas, em Natal, na noite desta quinta-feira (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que – caso eleito – vai “abrasileirar” os preços dos combustíveis no Brasil. A declaração é uma crítica à atual política de preços da Petrobras, que mantém os preços da gasolina e demais produtos em paridade com o dólar, o que em parte provoca a elevação dos valores.

O pré-candidato do PT à Presidência disse ainda que planeja fazer com que os trabalhadores por aplicativos tenham direitos trabalhistas, como direito a férias e a 13º. Ele explicou que não tem nada contra as empresas donas dos aplicativos, mas que não tinha como aceitar que esses trabalhadores permanecessem sem direitos.

O ex-presidente Lula chegou às 18h53 no estacionamento da Arena das Dunas para o último ato público em Natal, depois de participar da reunião dos governadores do Nordeste e da Feira de Agricultura Familiar, no período da tarde.
Em companhia dele, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSB a vice-presidente numa composição com o Partido dos Trabalhadores.
Fátima Bezerra disse no ato público que “o momento que o país passa é tão grave”, que se fazia “necessário esse movimento mais amplo de alianças”, que trouxe Geraldo Alckmin para seu lado. Inspirado nesse movimento é que ela justificou, com alguns protestos na multidão, a aliança com MDB e PDT no Rio Grande do Norte, trazendo o deputado federal Walter Alves para ser o futuro vice dela e Carlos Eduardo Alves para disputar o Senado.
Durante o início de sua fala, Lula pediu um minuto de silêncio em nome da liberdade, democracia e dignidade em homenagem ao indiginista e jornalista inglês mortos na Amazônia. O pré-candidato disse que o governo vai colocar de novo o povo no orçamento e o rico no imposto de renda. Também afirmou que vai voltar “a abrasileirar” o preço da gasolina, tirando a paridade do dólar sobre o preço final do combustível e que vai criar normas trabalhistas para operadores de aplicativos, como Uber.
Mesmo sem ser muito estridente, a militância chegou a apupar a menção dos nomes de novos aliados do MDB e PDT e até de Geraldo Alckmin. O pre-candidato do PSB a senador, deputado federal Rafael Motta foi aplaudido.
Presentes o deputado federal Walter Alves, pré-candidato a vice na chapa de Fátima e o ex-senador Garibaldi Alves Filho, o pre-candidato a senador do PDT, Carlos Eduardo Alves  e ainda senadora Zenaide Maia e senador João Paul Prates, deputada federal Natália Bonavides e o vice-governador Antenor Roberto de Medeiros (PC do B), deputados estaduais Francisco do PT e Isolda Dantas (PT), vereadoras Brisa Bracchi e Divaneide Basílio (PT), prefeitos do PT em cinco municípios, dentre outros representantes partidários.
Fonte e foto: Tribunal do Norte

Leia também