Garantia-Safra: Prefeitura alerta agricultores sobre prazos para entrega de boletos e pagamento da taxa de adesão ao programa


Um total de 223, dos 1.381 agricultores de Campina Grande classificados para receberem o Seguro Garantia-Safra, referente ao período 2021-2022, ainda não procuraram a Secretaria de Agricultura do Município (Seagri) para receber os boletos e efetuarem o pagamento da taxa no valor de R$ 17,00. O recebimento do documento e a quitação da tarifa são condições indispensáveis para garantir a adesão ao programa. O prazo para pagamento termina no próximo dia 21, na rede bancária autorizada.

A entrega dos boletos estava acontecendo na Vila do Artesão. Mas, a partir de agora, a entrega será realizada apenas na sede da Seagri, localizada na rua Duque de Caxias, bairro da Prata, das 8h ao meio-dia, até a próxima sexta-feira, 18 de fevereiro. Para receber o boleto será necessária a apresentação do CPF. A entrega poderá ser feita ao próprio agricultor ou para os líderes comunitários, desde que autorizados pelos titulares do benefício a receberem o documento do Garantia-Safra.

Segundo a engenheira Patrícia Cesar, uma das responsáveis na Seagri pelo Programa Garantia Safra, o fato de as inscrições terem sido realizadas de forma automática, por causa da pandemia a covid-19, repetindo o mesmo número de inscritos em 2021, pode ter causado esse atraso na busca pelo documento. Outra possibilidade é de que agricultores tenham desistido de plantar, mudado de região ou estarem trabalhando em outras atividades.

Diante da possibilidade dessas ocorrências, equipes da Seagri estão mantendo contato com líderes comunitários de sítios, povoados, distritos e de assentamentos familiares de Campina Grande. O objetivo é localizar os agricultores retardatários para que possam comparecer à Seagri para pegar os boletos. Segundo Patrícia Cesar, alguns podem não saber que permanecem inscritos no programa.

O benefício financeiro do Garantia-Safra é de R$ 850,00, por agricultor, geralmente pago em parcela única. O valor é financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e contrapartida financeira dos governos estaduais e municipais.

O objetivo do programa é o de garantir condições mínimas de sobrevivência para os agricultores familiares sistematicamente sujeitos às perdas da safra agrícola, devido as estiagens prolongadas ou por excesso hídrico.

No caso de Campina Grande, os danos foram causados pelo prolongamento da estiagem, notadamente no segundo semestre do ano passado. O fenômeno levou os homens do campo, intermediados pela Prefeitura, a procurarem o Garantia-Safra para atenuar os prejuízos em suas plantações.

Em que pesem as dificuldades provocadas pelos baixos índices pluviométricos, associados à crise sanitária do covid-19 e à própria escassez de recursos, o secretário municipal Renato Gadelha (Seagri), reafirmou que a Prefeitura de Campina Grande tem encarado de frente a situação. Ele disse que o Município tem desenvolvido ações, principalmente na área de recursos hídricos, para reverter os efeitos do quadro desfavorável à produção agrícola que atingiu os que habitam e trabalham na zona rural deste município.

Leia também