Expofeira PB Agronegócios abre espaço à discussão sobre violência contra as mulheres

A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, realizada no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, abriu espaço nesta segunda-feira (15) para o Encontro de Mulheres do Agro, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). O evento, que atraiu caravanas de municípios como Sousa, Bayeux e Mari, contou com uma palestra da advogada e segunda dama do estado, Camila Mariz, sobre o programa “Antes que Aconteça”, voltado à prevenção de feminicídio e ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

A palestra, coordenada por Camila Mariz – que idealizou o programa ao lado da senadora Daniella Ribeiro –, abordou o funcionamento das Casas Lilás, unidades que oferecem atendimento acolhedor às vítimas. Ela explicou o ciclo de violência e a importância da sociedade na quebra dessa rotina. “É importantíssimo o agro ter se aberto para uma pauta sobre a violência doméstica contra a mulher”, destacou.

E prosseguiu: “é fundamental quando a mulher está aqui para expandir sua rede de negócios, fazer contatos com outras associações, pequenos produtores rurais. Mas como empoderar essas mulheres, promover o empreendedorismo feminino, quando, na realidade, muitas vivem ciclos e demandas de violência doméstica dentro de seus lares? Como a mulher vai poder usar toda sua capacidade, força produtiva, laboral, inclusive, quando o psicológico está abalado, muitas vezes o físico está abalado, quando há violência física?”, questionou.

A coordenadora estadual do programa reforçou a relevância da iniciativa: “Para que a gente hoje possa plantar uma semente, já que estamos em um evento do agro. A gente reuniu muita gente aqui para falar sobre esse tema tão importante. A gente tem que estar em todos os lugares, porque, infelizmente, hoje, há violência contra a mulher e a gente precisa combater”.

Fonte: termometrodapolitica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também