Comitê Científico recomenda cancelamento dos feriados de Carnaval e proibição de festas privadas


O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu recomendação aos 9 estados da região para que cancelem os feriados de Carnaval, proíbam festas privadas que gerem aglomerações e ampliem as campanhas de vacinação contra a Covid-19. O órgão cita um ‘recomeço dramático’ da pandemia em todo o mundo causado pelo surgimento de uma nova cepa do Coronavírus, Ômicron.

O cancelamento do carnaval deve ocorrer pois a manutenção dos feriados poderá se constituir num estímulo para a população ir às ruas, promovendo aglomerações, o que poderá resultar no agravamento do quadro da pandemia e o consequente prolongamento da terceira onda no Brasil, diz a recomendação.

Além da proibição de festas públicas, já adotadas por muitos estados, proibir as festas privadas seria essencial pois elas  intensificariam a transmissão do vírus, como ocorreu no Réveillon, e resultariam no prolongamento da terceira onda no Brasil, diz ainda.

“O Comitê Científico tem clareza sobre as dificuldades políticas e os prejuízos econômicos decorrentes desta medida. Porém, o mais importante no momento é salvar vidas. E vidas não têm preço! Naturalmente, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários poderiam ser criados pelos governos”, aponta o Comitê.

WSCOM

Leia também