Espanha

Bruno conhece dois projetos urbanísticos inovadores em implantação na Europa


Em sua agenda oficial na Espanha, no final na tarde desta segunda-feira, 15, o prefeito Bruno Cunha Lima conheceu, em Barcelona, dois projetos urbanísticos inovadores na Europa: a Superilla Sant Antoni e o 22@ (Distrito de Inovação).

De acordo com Bruno, que cumpriu uma programação preparada pela organização do Smart City Expo World Congress – principal evento internacional para o setor de cidades inteligentes na Espanha -, a ideia é absorver o que tem de interessante e aplicável à realidade de transformação de Campina Grande.

Os projetos

A Superilla Sant Antoni é um projeto em consolidação de Urbanização de Espaço Público, em uma Superquadra. A primeira fase de implantação do programa foi concluída em maio de 2018 com a urbanização do espaço público, em torno do novo Mercado de Sant Antoni. O resultado é uma grande praça pública de 1.800 m² que, juntamente com a interseção, ruas e mercados, tem total de 5.000 m² de espaço público para pedestres, espaços de convivência para novos usos e mais presença de árvores e arbustos com flores.

Já o 22@ (Distrito de Inovação) é uma área central de negócios no setor anteriormente industrial de Barcelona de Poblenou, no distrito de Sant Martí, apelidado de “Manchester da Catalunha” no século 19. O objetivo é converter Poblenou em uma área tecnológica e de inovação da cidade, bem como aumentar os espaços residenciais e de lazer. Ainda em construção, faz parte de um dos maiores esquemas de regeneração urbana da Europa, iniciado em 2000 e ainda em curso, abrangendo 115 blocos.

O modelo já está sendo aplicado em outras áreas da cidade e é referência em transformação urbana, econômica e social, em cidades como Rio de Janeiro, Boston, Istambul e Cidade do Cabo. É uma cidade compacta e diversificada que, em vez de aplicar um modelo de especialização territorial, emprega um modelo misto que favoreça a coesão social e promove o desenvolvimento urbano, econômico e sustentável.

Codecom

Leia também