Bolsonaro diz que devolverá joias que entraram ilegalmente no país


A defesa do expresidente Jair Bolsonaro (PL) informou que ele entregará os bens trazidos ilegalmente da Arábia Saudita ao Brasil à Secretaria-Geral da Presidência da República. Mais cedo, nesta quarta-feira, 15, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Bolsonaro devolva, em até cinco dias, as joias sauditas e as armas que estão em posse dele.

Os objetos foram listados no acervo pessoal do ex-chefe do Executivo, que nega irregularidades. Um primeiro estojo, contendo brincos e colar, que teria sido enviado para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, está retido na Receita Federal, após ter sido interceptado na chegada ao Brasil.

“O pleno do Tribunal de Contas da União por unanimidade acolheu o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no sentido de depositar os bens para a União. Em cumprimento da decisão, os bens serão encaminhados à Secretaria Geral da Presidência da República”, informou a defesa de Bolsonaro em nota.

O conjunto que está com Bolsonaro é composto por peças marca de luxo suíça Chopard: um relógio com pulseira de couro, um par de abotoaduras, uma caneta rosa gold, um anel e um masbaha (espécie de rosário islâmico) rosa gold.

“Precisamos garantir que isso nunca mais aconteça na história do Brasil. Presentes que são doados ao Estado Brasileiro devem ser incorporados ao patrimônio público. É preciso, de uma vez por todas, separar o público do privado”, destacou o presidente do TCU, Bruno Dantas, na sessão desta quarta-feira, 15.

Com A Tarde

Leia também