Barragem paraibana ajuda a levar água do “Velho Chico” ao vizinho Rio Grane do Norte

A água da transposição do Rio São Francisco chegou nesta sexta-feira (8) à Barragem de São Gonçalo, em Sousa, no Alto Sertão da Paraíba, de onde seguirá até o Rio Grande do Norte. O reservatório paraibano tem capacidade para armazenar até 40,5 milhões de metros cúbicos. A operação faz parte do cronograma de atendimento hídrico ao vizinho estado, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), previsto para ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto.

A água seguirá da Barragem de São Gonçalo até os reservatórios de Oiticica e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, localizados a cerca de 127 quilômetros de distância. Oiticica, em Jucurutu, tem capacidade para armazenar 742 milhões de metros cúbicos, enquanto Armando Ribeiro Gonçalves — o maior do RN, situado na bacia do rio Piranhas-Açu, entre os municípios norte-riograndenses de Itajá, São Rafael e Jucurutu — comporta até 2,4 bilhões de metros cúbicos.

A liberação faz parte de um cronograma estratégico que garante o fornecimento de água para consumo humano, agricultura e outros usos essenciais na região. É a primeira vez que as águas da transposição do São Francisco chegam de forma regulamentada ao Rio Grande do Norte, fortalecendo a segurança hídrica de milhares de famílias no semiárido. 

A operação iniciou na última segunda-feira (5), a partir da captação na Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Cabrobó (PE), passando pela estrutura de controle da Barragem Caiçara, em Cajazeiras (PB). Na terça-feira, o caminho da água passou pela Barragem Engenheiro Avidos, seguindo o rumo do Rio Piranhas, à Barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB).

ajudar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também