A Diocese de Cajazeiras conta, a partir desse sábado, cinco de julho, com novo dispo. Trata-se de Dom Francisco Gabriel dos Santos. A solenidade canônica do religioso marcou o início do episcopado do 9º bispo diocesano daquela cidade sertaneja. O ato reuniu centenas de fiéis e diversas autoridades religiosas e políticas, dentre elas o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, que representou o governador João Azevêdo.
A programação teve início com a acolhida ao novo bispo no bairro dos Remédios, com deslocamento em carro aberto até a Catedral de Nossa Senhora da Piedade, onde aconteceu a cerimônia de posse canônica do sacerdote, seguida de uma missa campal celebrada na avenida Juvêncio Carneiro.
Natural da cidade de Esperança, Dom Francisco Gabriel chega à Diocese de Cajazeiras após ter atuado como bispo diocesano na cidade de Campo Maior, no estado do Piauí. Ele foi uma das últimas nomeações do Papa Francisco. Em sua fala, o novo bispo agradeceu a calorosa recepção e enfatizou a missão de conduzir a diocese com união entre povo e clero. “Eu sei da força da Igreja Católica, sei da responsabilidade do bispo diocesano, mas o Papa Francisco nos ensinou que o nosso caminho é sinodal, nós vamos caminhar juntos, o bispo e o povo”, declarou.

Lucas Ribeiro destacou a importância do momento para o Alto Sertão e reiterou o compromisso do Governo do Estado com as ações da Igreja Católica na Paraíba. “Representando o governador João Azevêdo, trago as boas-vindas ao novo bispo e reforço a disposição do Governo da Paraíba em colaborar com a Igreja, que tem um papel fundamental na promoção da paz, da solidariedade e da justiça social”, afirmou o vice-governador.
Também participaram da posse o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino, e o deputado estadual Chico Mendes. A agenda do novo bispo em Cajazeiras seguirá nos próximos dias com a primeira missa na Catedral neste domingo (6) e outros encontros pastorais ao longo das próximas semanas.