O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) começou a transferir, nesta segunda-feira (20), todos os documentos que estão armazenados nos cartórios eleitorais do Estado para um Arquivo Único, projeto criado pela Corte e que funcionará em um prédio Anexo que está localizado no Distrito Industrial de João Pessoa. A primeira transferência foi do material que estava guardado na 7ª Zona Eleitoral de Mamanguape.
O Arquivo Único implantado pelo TRE-PB atende a uma política determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de resoluções. A iniciativa tem como objetivo otimizar os espaços físicos dos cartórios eleitorais em todo o estado, ao mesmo tempo em que transfere para a Seção de Documentação, vinculada à Coordenadoria de Gestão da Informação da Corte, a responsabilidade pela gestão e pelo controle desse material, com mais eficiência profissional.
Outra vantagem de reunir todo o acervo documental em um só local, é fato de que a Justiça Eleitoral estará abrindo espaço para pesquisadores, comunidade científica e a sociedade em geral, que poderão realizar levantamentos e estudos a respeito do assunto, conforme explicou Wellington Alves, o coordenador de Gestão da Informação do TRE-PB. “É um projeto que tem vários desdobramentos”, resumiu.
Quase 80 toneladas de documentos serão retiradas das 68 zonas eleitorais paraibanas e encaminhadas para o Arquivo Único, até março de 2026, pelos cálculos do próprio Tribunal Regional da Paraíba.









