dos 530 atendimentos realizado pelo Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, 83 foram provenientes de acidentes de motocicletas registrados em Campina Grande e região por ela polarizada. O levantamento tem como base as entradas anotadas em livro de ocorrências a partir da zero hora do sábado (29) até as 23h59 desse domingo (30). Nesse período, a unidade efetuou 69 procedimentos cirúrgicos.
No plantão de sábado, 265 pessoas foram atendidas. O mesmo número do domingo. O sexo masculino representou 60% e o feminino 40% dos atendimentos.
De acordo com o levantamento da unidade de saúde, além das 83 foram vítimas de acidentes de moto, ainda foram registrados os seguintes casos de emergência: agressão física (dez), atropelamento (cinco), acidente de bicicleta (dez), acidente de automóvel (um), ferimento por arma branca (dois), vítimas de projéteis de arma de fogo (uma), AVC (nove), violência autoprovocada (sete) e queimaduras (seis). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.
O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mantido pelo Governo do Estado, é referência em alta complexidade para casos de traumatologia e ortopedia. Ele atende a maioria dos municípios paraibanos, o que abrange uma população estimada pela Secretaria de Saúde em 2 milhões de pessoas. A unidade conta, também, com serviços de hemodinâmica, que integra o programa Coração Paraibano.