Quase 280 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) será aplicado neste domingo, 23, em todo o Brasil. Confira as as principais informações sobre o certame, a exemplo do que o candidato pode e não pode levar para a prova.
O que o candidato pode ou deve levar?
A primeira recomendação da banca organizadora é que o candidato chegue ao local de provas com uma hora de antecedência do início do concurso.
É necessário que o candidato leve para o local de prova:
- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
- Comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Documento de identidade original.
Serão considerados documentos de identidade como carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional; passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteiras de trabalho; carteiras de identidade do trabalhador; carteiras nacionais de habilitação, documentos digitais com foto e assinatura apresentados nos aplicativos oficiais.
Caso o candidato tiver o documento de identidade original roubado, furtado ou perdido, deve apresentar um registro de ocorrência emitido por um órgão policial, no máximo, há 90 dias antes da data das provas.
Alimentos e bebidas podem ser levados desde que estejam em embalagens e garrafas transparentes.
O que o candidato não pode ou não deve levar?
O candidato não pode usar lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e borracha durante a aplicação das provas.
Também não será permitido, durante as provas, a comunicação entre os candidatos e o uso de calculadoras, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
Também estão proibidos aparelhos eletrônicos, a exemplo de celulares, tablets, gravadores, pen drives, relógio, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné e gorro.
Antes de entrar na sala de provas, o candidato guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pela equipe de aplicação, obrigatoriamente desligados, telefone celular e qualquer outro equipamento eletrônico.
Nesta reportagem, o Jornal da Paraíba reuniu todas as outras principais informações sobre o concurso, como a data de aplicação das provas.
Vagas disponíveis
Ao todo, estão abertas 1.027 vagas para os cargos de pesquisador, analista, assistente e técnico, na classe inicial de cada função, distribuídas da seguinte forma:.
- 719 vagas para ampla concorrência;
- 103 vagas para pessoas com deficiência;
- 205 vagas para pessoas pretas e pardas (PPPs).
As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação.
Haverá ainda formação de cadastro reserva.
Vagas abertas na Paraíba
O edital do certame não especifica o número de vagas para a Paraíba, mas indica os cargos que estão com oportunidades abertas no estado. Confira:
Pesquisador:
- Área tecnologia de alimentos – subárea de ciência de alimentos de origem animal – Embrapa caprinos e ovinos, em Campina Grande.
- Área de engenharia – subárea de sociologia / automação / mecanização – Embrapa Algodão, em Campina Grande.
Analista:
- Área tecnologia de alimentos – subárea de ciência de alimentos de origem animal – Embrapa caprinos e ovinos, em Campina Grande.
- Área de ciências sociais – subárea de ciências sociais aplicadas à agropecuária – Embrapa algodão, em Campina Grande.
- Área de gestão da informação – subárea de engenharia, infraestrutura e tecnologia da informação -Embrapa algodão, em Campina Grande.
Salários
Os salários vão de R$ 2.186,19 a R$12.814,61, dependendo do nível do cargo.
Além do salário-base, os aprovados ainda recebem benefícios, a exemplo de assistência médica, seguro de vida, adicional por tempo de serviço e auxílios para transporte, alimentação e escola.
Provas do concurso da Embrapa
Todos os candidatos passarão por provas objetivas, aplicadas neste domingo.
Mas algumas funções também exigem etapas como prova discursiva, defesa de memorial, prova prática e prova de títulos.
Já o resultado final das provas objetivas será divulgado no dia 22 de abril.