Projeto cria ferramenta para acompanhamento de idosos nas UBS de Campina Grande


Um software desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, será utilizado nas Unidades Básicas de Saúde para auxiliar os profissionais no acompanhamento de pacientes idosos. O mesmo software vai ajudar os idosos no acesso aos serviços de saúde do Município oferecidos para pessoas a partir dos 60 anos de idade.

A plataforma Saúde Sênior possui todos os serviços de saúde para pessoas idosas registrados no sistema. Quando o paciente vai à unidade, o profissional consegue prestar as informações certas e direcionar corretamente o paciente para o perfil de atendimento que ele precisa, de acordo com os serviços da rede municipal que estão descritos na plataforma.

O trabalho foi desenvolvido em uma cota do PIBIT/UEPB (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), junto com o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET) Saúde, Gestão e Assistência no eixo Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Odontologia, pela estudante Letícia Ferreira, sob a supervisão da professora doutora Renata Cardoso, especialista em saúde coletiva.

A plataforma e a pesquisa foram apresentadas recentemente no Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, no III Congresso Universitário da UEPB e na plenária sobre Saúde Bucal no Conselho Municipal de Saúde. Nesta semana está sendo iniciada a capacitação dos profissionais para a utilização do recurso.

“O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma plataforma digital lúdica, educativa com o intuito de fortalecer essa rede, capacitando os profissionais de saúde, pessoas que estão diretamente relacionadas com a saúde e os cuidados e a proteção da pessoa idosa e divulgar o que existe da rede de atenção à pessoa idosa no município de Campina Grande”, disse a professora Renata Cardoso.

“Vai facilitar muito o trabalho das equipes com esse instrumental, porque vai qualificar mais ainda o trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde”, disse a coordenadora de saúde do idoso do Município, Zelma Martins. “Ela é destinada justamente para auxiliar as equipes de saúde a direcionar a pessoa idosa nessa rede de atenção à saúde e de proteção à pessoa idosa”, disse a estudante Letícia.

RB+Codecom

Leia também