Programa prevê a ampliação da bacia leiteira da região de Campina Grande


Médicos veterinários, técnicos inseminadores e estagiários que compõem a equipe de Sanidade de Rebanho da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri), estão desenvolvendo campanha de conscientização, junto a criadores e produtores rurais, sobre a importância do Programa de Inseminação Artificial (Proinsa), visando o melhoramento da genética do rebanho bovino do município.

Para alcançar a meta desejada, a Seagri vai orientar e ajudar os produtores a trocarem eventuais animais fêmeas de baixo rendimento por outras com perspectivas de alta produtividade e, a partir daí, aplicar uma genética adequada à aptidão da produção de leite. Segundo o veterinário Cecílio Martins Neto, essas permutas não encarecem os custos dos criadores.

Além de disponibilizar uma ampla assistência técnica aos produtores e criadores rurais, o Programa de Inseminação Artificial da Prefeitura de Campina Grande ainda oferecerá a medicação necessária à estabilidade clínica dos animais e o sêmen de touros importados das raças holandesa e girolando, além de exame de ultrassonografia, durante o período de prenhez do animal.

Durante as palestras ministradas pelos técnicos da Seagri, dentre eles o médico veterinário Adriano Leite, os criadores terão de oferecer como contrapartida, para receber os benefícios do Proinsa, condições ideais para o bem estar dos animais, como instalações físicas adequadas, boa alimentação e sanidade do rebanho.

Um dos principais objetivos do Programa Municipal de Inseminação Animal é o de aumentar a produção da bacia leiteira de Campina Grande, conforme revelou o secretário de Agricultura, Renato Gadelha.

Ele vem conseguindo, junto ao prefeito Bruno Cunha Lima, meios necessários para dar prosseguimento ao projeto, a exemplo do aumento da frota de veículos, para que os técnicos da Seagri tenham condições de locomoção para atender aos produtores rurais em suas propriedades.

Gadelha reconhece que esta ação exige custo elevado do poder público, mas disse não ter dúvida de que o Proinsa representa a melhora quantitativa e qualitativa do rebanho bovino, aumento da produção de leite e dos seus derivados e, por conseguinte, oferecerá condições dignas de trabalho, de renda e de qualidade de vida às famílias na zona rural de Campina Grande.

O trabalho de preparação dos produtores para receber as ações do Proinsa será estendido a todos os distritos, sítios e assentamentos de agricultores existentes no Município. O cronograma de visitas já está sendo elaborado pela Seagri.

Leia também