Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (22). A deliberação foi tomada em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (18) pela Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB).
A categoria alega que a paralisação é motivada pela crise orçamentária enfrentada pela instituição, pelo não pagamento do retroativo das progressões funcionais e pelo descumprimento da Lei de Autonomia da universidade por parte do Governo da Paraíba.
Na semana passada, os docentes já haviam realizado uma jornada de luta em diversos campi, incluindo um dia de paralisação e outro de mobilização, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado a abrir diálogo. Até o momento, a entidade afirma que aguarda respostas a pedidos de audiência com o governador João Azevêdo, o secretário de Planejamento e Orçamento, Gilmar Martins, e o procurador-geral do Estado, Fábio Brito.
No último dia 8, representantes da categoria se reuniram com o secretário de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, que teria sinalizado esforços para retomar o diálogo com outros setores da administração estadual.
Fonte: Patos oline