Selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos, a professora Ana Rúbia Porto Xavier, da rede municipal de ensino do município de Boa Vista, já se encontra naquele País fazendo esse aperfeiçoamento. Ela embarcou junto com 292 educadores brasileiros que foram aprovados dentre mais de 900 concorrentes que almejavam fazer o curso da Capes em parceria com a Comissão Fulbright. A docente recebeu o incentivo e a logística do prefeito Fernando Aires, que a liberou com todos os direitos e vantagens para que pudesse chegar aos EUA a fim de realizar o aprendizado.
O programa proporciona uma imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. O curso também prevê o compartilhamento de metodologias para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.
Ana Rúbia é especialista em Educação para a Contemporaneidade e professora efetiva de Inglês nos municípios de Campina Grande e Boa Vista, atuando na Escola Municipal Professora Francisca Leite Vitorino. No estado norte-americano do Kansas desde o fim do mês de junho, onde parmanecerá até o dia 8 de agosto, período de realização do aperfeiçoamento.
De acordo com ela, o curso é o coroamento da jornada do estudo em Língua Inglesa. “Estou muito feliz em ter a oportunidade de fazer este intercâmbio e ter uma experiência que dá mais qualificação para ensinar inglês e falar sobre aspectos culturais de um país de língua inglesa. Através dessa imersão podemos avaliar as nuances culturais, novas perspectivas de metodologia para nossa prática docente e posteriormente multiplicar este conhecimento para melhoria do ensino”.
A professora destacou a importância da educação para a realização dos sonhos. “Este era um sonho que eu tinha e que agora consegui realizar através da educação, do esforço, do estudo e isto é muito significativo. Dá saudades da família, de casa, mas sabemos que é um período curto e que contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional”.
“Boa Vista se orgulha e incentiva a qualificação e o crescimento dos profissionais, entendendo a importância do aperfeiçoamento constante na educação, concedemos o tempo necessário para a professora Ana Rúbia participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA”, declarou o prefeito Fernando Aires.
No âmbito nacional, foram selecionados para ir aos EUA 192 mulheres e 101 homens. Mais de um terço dos participantes é proveniente das redes públicas estaduais de ensino, 140, enquanto 111 vêm de municipais e 42 são da rede federal. Da Paraíba embarcaram para o curso 13 professores.