Ataque aos poderes

Procuradores apresentam pedido de investigação contra Bolsonaro por ‘incitação’


Setenta e nove procuradores formalizaram nesta quinta-feira (12) ao atual procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, um pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por incitação ao crime. O grupo pede que Bolsonaro seja ouvido por publicação feita na terça-feira (10) contestando o resultado das eleições. Ele apagou a postagem cerca de três horas depois.

Na ocasião, Bolsonaro compartilhou uma entrevista do procurador Felipe Gimenez, do Mato Grosso do Sul, em que defendeu que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi falsificada.

Gimenez, no vídeo, afirma que “Lula não foi eleito pelo povo brasileiro. Lula foi escolhido pelo serviço eleitoral, pelos ministros do STF e pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral”.

No pedido, os procuradores argumentam que o ex-presidente incitou ao crime em meio ao contexto recente dos ataques terroristas em Brasília. A informação foi antecipada pela CNN Brasil e confirmada pela reportagem de O TEMPO.

“Tais indícios, aos olhos dos ora signatários, merecem e autorizam uma pronta apuração e, sendo o caso, uma devida responsabilização, dado seu potencial de reverberação sobre milhares de pessoas que, por seguirem-no e apoiá-lo, podem se sentir autorizadas a seguirem se engajando em movimentos violentos como os que têm eclodido nos últimos meses”, declarou.

Fonte: O Tempo

Leia também