Prefeitura lança projeto de valorização das mulheres da zona rural de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em parceria com a Coordenadoria da Mulher, lança nesta sexta-feira, 10, no Distrito de Galante, o Núcleo de Apoio à Mulher do Campo (Nucam). O prefeito Bruno Cunha Lima fará o lançamento do projeto às 9h, no Mercado Público do Distrito de Galante. O programa tem como objetivo incentivar e promover ações de capacitação, geração de renda, saúde e valorização das mulheres da zona rural do Município.

Estarão presentes a primeira-dama, Juliana Cunha Lima, a advogada Talita Lucena, que responde pela Coordenadoria da Mulher, secretários, entre os quais Kleyber Nobrega, da Agricultura, e diretores de vários órgãos municipais e de representantes de iniciativas públicas e privadas, a exemplo dos Bancos do Nordeste e do Brasil, Senar e do Sebrae, que vão atuar como parceiros na execução do Projeto Nucam. A criação e implantação do Núcleo de Apoio às Mulheres do Campo tem como idealizadora a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em parceira com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com o apoio das mulheres residentes na zona rural dos distritos de Galante, Catolé e São José da Mata.

O Nucam propõe uma intervenção integrada, voltada às mulheres do campo, buscando promover empoderamento social e econômico, fortalecer o associativismo rural, gerar renda, oferecer saúde mental, combater a violência contra a mulher e ampliar o acesso aos serviços de informação. Além da Seagri e da Coordenadoria da Mulher, o projeto ainda envolve setores do Município ligados à assistência social, saúde, AMDE, STTP e Procon. Por meio dessa cooperação será possível desenvolver um trabalho articulado, voltado ao fomento e autonomia feminina, criando condições para melhoria da qualidade de vida das mulheres.

Além de promover o empoderamento social, econômico e político de mulheres rurais, o Nucam também tem por finalidade incentivar o fortalecimento do associativismo, a geração de renda, promoção da saúde mental, prevenção e combate à violência contra a mulher e da ampliação do acesso aos serviços e informações. Outras metas do projeto são capacitar as mulheres rurais em gestão associativa, cooperativismo e empreendedorismo nas áreas de corte e costura, salão de beleza, gastronomia e artesanato.

Outras ações visam combater preconceitos e promover uma visão positiva sobre o cuidado psicológico com as mulheres, estimulando hábitos saudáveis, o autoconhecimento, autoestima e redes de apoio; além de ampliar o conhecimento sobre direitos e canais de denúncia contra a violência doméstica e de gênero, entre outras metas. Durante a apresentação do Projeto Nucam, a Secretaria da Agricultura lançará o Censo Agropecuário de 2025, que será realizado nos distritos, povoados e sítios do município de Campina Grande. Conforme explicou o secretário Kleyber Nóbrega, esse levantamento servirá para que a Prefeitura Municipal possa traçar as estratégias com vistas às políticas públicas a serem adotadas de modo a proporcionar ao homem do campo meios de melhorar a produção, a renda e a qualidade de vida dos que dependem da zona rural para o sustento de suas famílias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também