Prefeitura inicia ampliação e requalificação da praça coronel Antônio Pessoa

A Praça Coronel Antônio Pessoa, um dos mais tradicionais espaços públicos de Campina Grande, que forma o ponto de convergência do cruzamento entre as ruas Irineu Joffily, Miguel Couto e Solon de Lucena, no centro da cidade, vai passar por um processo de requalificação e ampliação.

A obra já está sendo iniciada pela Secretaria de Obras (Secob) e objetiva, de acordo com o projeto da Prefeitura municipal, proceder melhorias nas vias, nos passeios e no entorno da praça, para garantir mais segurança, acessibilidade e conforto à população sem, no entanto, comprometer as características originais daquele emblemático logradouro campinense.

A intervenção contempla uma área total de 4.250 m², com a construção de 1.800 m² de novas calçadas e vias especiais compartilhadas, que vão facilitar a mobilidade dos pedestres e o tráfego de veículos em velocidade reduzida. O espaço verde da praça também será ampliado e passará a ter 128 m². As árvores já existentes serão preservadas.

O projeto contempla ampla acessibilidade, com rampas, piso tátil e sinalização adequada; iluminação 100% em LED e instalação de bancos, lixeiras e paraciclos, oferecendo mais conforto e funcionalidade. Ainda serão implantadas 30 vagas de estacionamento de veículos, além de uma completa revisão no sistema de drenagem, para evitar alagamentos da área.

HISTÓRIA – A Praça Coronel Antônio Pessoa foi construída em 1937, na gestão do então prefeito Vergniaud Wanderley. Na década de 20 do século passado, entretanto, chegou a ser conhecida como Praça do Cata-Vento, devido a um equipamento que puxava água de um poço nas proximidades.

A Praça Coronel Antônio Pessoa também já abrigou a sede social do Campinense Clube., palco de famosos bailes, nas décadas de 1940 e 1950, geralmente frequentados pela elite da época. Atualmente, o espaço serve de ponto de encontros das famílias que residem naquela área central da cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também