Prefeitura encomenda mapeamento para melhorar sistema de drenagem da CG

A Prefeitura de Campina Grande e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fecharam, nessa terça-feira, 6, acordo de parceria que tem por finalidade atualizar o mapeamento do sistema de drenagem da cidade, de modo a ajudar o poder público a planejar e gerenciar as águas pluviais, minimizando riscos e outros problemas causados por inundações.

A ideia é da Secretaria de Planejamento que, juntamente com as Pastas de Obras e Serviços Urbanos e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, irá trabalhar para construir um banco de dados sobre o sistema de drenagem da cidade, identificando e cartografando ruas, sarjetas, bocas de lobo e galerias pluviais da cidade. Este levantamento será feito pelos estudantes do curso de Engenharia Civil da UFCG, supervionados por professores da Instituição e técnicos das secretarias envolvidas no projeto.

Os dados obtidos resultantes do trabalho serão de ferramenta para facilitar a tomada de decisão sobre planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos para melhorar as áreas de risco de alagamentos e analisar a situação dos canais e riachos, para a tomadas de providências cabíveis. O levantamento também ajudará a diagnosticar a qualidade ambiental de Campina Grande.

“Esta é uma demanda do prefeito Bruno Cunha Lima e estamos iniciando esse trabalho, em parceria com a UFCG, a catalogação de todo o sistema de drenagem da cidade, o que vai possibilitar, entre outras ações, a identificação dos pontos críticos e das áreas de alagamento. Com esses dados, vamos poder desenvolver projetos para sanar esses problemas históricos na época de chuva”, disse o secretário de Planejamento, Marcus Nogueira .

O reitor da UFCG, Camilo Farias, afirmou que “a parceria é importante para os professores e alunos da Universidade, pois poderemos entregar um produto importante que vai trazer benefícios ao cidadão campinense. Será uma ótima troca de experiência”, observou.

“A Prefeitura terá condições de fazer um planejamento conhecendo como é a drenagem da cidade de forma mais ampla. Temos sofrido com vários alagamentos durante o período de chuvas, então a atualização do mapeamento do sistema de drenagem será uma das maneiras de resolver essa situação, como também de planejar outras ações”, reforçou, o professor Ricardo Aragão, do Departamento de Engenharia Civil da UFCG, a quem compete coordenar o projeto .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também