Prefeito Bruno oficializa início das obras do VLT de Campina Grande

Em ato realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito Bruno Cunha Lima oficializou o início das obras com vistas à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campina Grande. O investimento gira em torno de R$ 170 milhões. Cerca de 100 mil pessoas devem ser beneficiadas pelo novo modal de transporte. A estimativa é a de que o sistema comece a operar ainda em 2026.

Ao lado do ministro Renan Filho, dos Transportes, para a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura e o governo federal objetivando a implantação do VLT, chefe do Executivo municipal classificou a iniciativa como “histórica”, numa alusão à chegada do trem em 1907, destacando que, “Campina Grande começou a se desenvolver a partir das chegada do trem. Hoje temos esse momento importante. São centenas de milhares de pessoas que precisam sair de casa, todos os dias, para exercer as suas atividades. A construção dessa nova linha férrea é a realização de um sonho de muitas décadas”, disse Bruno Cunha Lima.

Durante a agenda em Campina Grande, o ministro Renan Filho, acompanhado de Bruno Cunha Lima e de uma eclética comitiva, percorreu o trecho de 14,8 quilômetros da malha ferroviária por onde o VLT fará seu percurso, que será revitalizado como primeira etapa dos serviços necessários para a operação do transporte.

“É muito importante que a cidade toda, o Judiciário, o Ministério Público, a Câmara de Vereadores compreendam a oportunidade em que a gente faça um esforço coletivo para que nada atrapalhei as obras. O prefeito tá muito solidário a isso e quem sabe, já em 2026 a gente esteja com o trem rodando”, afirmou o ministro dos Transportes. Inspeção às obras dos viadutos que integrarão à duplicação da BR-230 também fez parte da agenda de Renan Filho na cidade, nesta sexta-feira.

A implantação do VLT em Campina Grande é resultado de uma ação intersetorial envolvendo diversos órgãos da gestão municipal, tendo o prefeito Bruno Cunha Lima reconhecido o trabalho de toda a equipe da sua administração. Bruno também fez referência ao esforço coletivo de vários segmentos e de agentes públicos para a concretização desse projeto, a exemplo do senador Veneziano Vital do Rêgo que, conforme disse, teve papel essencial nas articulações junto ao Governo Federal.

“Essa iniciativa que hoje comemoramos é histórica e esperada há muito tempo. Sabemos os graus de consequências positivas que o VLT haverá de trazer”, declarou Veneziano Vital do Rêgo.

A Transnordestina Logística será a responsável pela obra. De acordo com Tufi Daher, presidente da empresa, a construção terá início em agosto, com previsão de 12 meses para a sua conclusão.

O VLT vai operar pela a antiga via férrea que corta a cidade de Campina Grande, atualmente pertencente à Ferrovia Transnordestina. Pelo projeto, estão previstas 10 estações, interligando polos educacionais, industriais e de saúde, entre outros. “Algo tão grande não se constrói do dia para a noite. Quero destacar a atuação decisiva do ministro Renan Filho, a articulação do senador Veneziano Vital, como também as contribuições dos ministros Bruno Dantas e Vital Filho, presidente do TCU; e a equipe, da Prefeitura, que desde de 2021 vem trabalhando firme nesse projeto”, finalizou Bruno Cunha Lima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também