PB se mantém na 1ª posição em competitividade no NE, aponta CLP

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira, 27, a Paraíba é, pelo segundo ano consecutivo, o Estado mais competitivo do Nordeste, figurando na 11ª posição em nível nacional, por ter melhorado a sua pontuação em relação aos índices constatados em 2024.

Dentre os destaques no ranking deste ano está o avanço nos pilares da Inovação e de Potencial de Mercado. Segundo levantamento do CLP, a Paraíba ocupa a primeira colocação regional em Inovação e subiu cinco posições em relação a 2024 em nível nacional.

O estudo constatou os avanços de investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento em que a Paraíba se posiciona na vice-liderança nacional, com destaque também para o aumento de patentes e estrutura de apoio à inovação. Os investimentos públicos em inovação foram destaque, inclusive, em matéria veiculada hoje pelo jornal O Estado de São Paulo, que evidenciou a destinação de recursos para a construção do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, bolsas de estudo, desenvolvimento de startups e projetos estratégicos.  

A Paraíba se destaca também no potencial de mercado, ocupando a 7ª colocação em nível nacional. O Estado avançou nove posições no pilar em relação ao ano passado, com destaque para a taxa de crescimento, tamanho do mercado e crescimento do potencial da força de trabalho. 

“Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, celebrou o governador João Azevêdo, que se convalesce de um procedimento cirúrgico a que foi submetido no último fim de semana.

O Ranking de Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal e representa uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil nos pilares da Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também