Número de estudantes leitores cresce 71% na rede municipal de ensino de Campina Grande

Campina Grande atingiu um marco significativo na alfabetização, alcançando a taxa de 65% de estudantes leitores na idade certa, o que demonstra o empenho da rede municipal de ensino em garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de ler e escrever no tempo adequado. O resultado refere-se ao ano de 2024, quando foram realizadas avaliações para medir a fluência leitora de 2.681 alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental. No início de 2024, apenas 38% deles eram leitores mas, ao final do ano, esse número subiu para 65%, o que representa um crescimento de 71% e um aumento de 27 pontos percentuais.

Os dados são do Alfabetiza Mais Paraíba, os quais refletem o resultado de um trabalho contínuo da Secretaria de Educação, dos professores, da equipe gestora e de toda comunidade escolar através do Programa de Alfabetização Campina de A a Z.

Para o secretário Raymundo Asfora Neto, Campina celebra um marco fundamental para a educação pública: o crescimento expressivo na taxa de estudantes alfabetizados na idade certa.

Esse resultado, segundo ele, não é fruto do acaso, “mas sim do trabalho incansável de nossos professores, gestores e de toda a comunidade escolar, que abraçaram o programa Campina de A a Z, lançado ainda no finalzinho de 2022. Esse programa tem sido um pilar essencial para garantir que nossas crianças tenham acesso à alfabetização plena, com estratégias eficazes que fortalecem a leitura escrita e o raciocínio lógico, disse Asfora Neto.

Campina de A a Z

O Programa de Alfabetização Campina de A a Z busca efetivar o processo de alfabetização e letramento, colocando no centro das políticas públicas municipais ações e estratégias para alfabetizar as crianças até o término do 2º ano do Ensino Fundamental. O Programa contempla o pré-escolar II, 1º e 2º anos da rede municipal de ensino, funcionando inclusive no mês de janeiro, mês de férias escolares.

“O programa coloca no centro das políticas públicas municipais um conjunto de ações estratégicas para alfabetizar as crianças até o término do 2º ano. Para isso, as ações são focadas na promoção de atividades de fortalecimento das habilidades de leitura, escrita e produção textual, além de raciocínio lógico matemático e tem como meta geral alfabetizar todas as crianças na idade certa, contemplando crianças do Pré-escolar II e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental”, explicou Socorro Siqueira, secretária-executiva da Educação de Campina Grande..

Codecom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE
Leia também