Mutirão para redução de filas do qual faz parte o HUAC oferece 340 atendimentos em CG

O Mutirão Nacional para Redução das Filas, promovido neste sábado pelo SUS, por intermédio dos hospitais universitários de todo o País, dentre os quais o Alcides Carneiro de Campina Grande, foi exaltado pelo presidente \luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso em Brasília, ele afirmou que a saúde pública é um patrimônio que vai além de ideologias políticas, destacando o orgulho de ter participado da aprovação do sistema ainda na Constituinte.

Segundo o presidente, o SUS se consolidou como um modelo único no mundo e um exemplo de compromisso com a população. “Não existe nenhum país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema como o nosso. Um sistema que tive orgulho de aprovar”, declarou. Lula também relembrou que, à época da Constituinte, até parlamentares de extrema-direita defenderam o projeto, ressaltando que “em se tratando de saúde, não tem esquerda ou direita, você tem pessoas comprometidas com a saúde do povo”.

Com relaqção à participação do Hospital Universitário Alcides Carneiro no mutirão, a previsão é que a unidade de Campina Grande efetue cerca de 340 atendimentos ao longo deste sábado. A iniciativa integra o “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e conta com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil. A ação simultânea vai superar a realização de 20 mil procedimentos no país, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as ofertas do HUAC-UFCG/Ebserh estão consultas com cardiologistas, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ultrassonografias, cirurgias de cabeça e pescoço, além de pequenos procedimentos em otorrinolaringologia, proctologia e cirurgia pediátrica. Os pacientes que em atendimento estão na fila de espera da regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande. Neste sábado, não há atendimento por demanda espontânea.

“O HUAC-UFCG integrará, mais uma vez, o esforço nacional da Rede Ebserh e dos ministérios da Educação e da Saúde, por meio do programa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, para ampliar o acesso da população a cirurgias, consultas e exames. Trata-se verdadeiramente do cumprimento inarredável do nosso dever institucional de valorização e consolidação do SUS e da busca incessante para assegurar o direito à saúde para todos os cidadãos e cidadãs”, reforça o superintendente do HUAC-UFCG/Ebserh, Homero Rodrigues.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também