Os recorrentes casos de fraudes em concursos públicos, tendo como um dos mais recentes o que culminou com a prisão de três suspeitos pela Polícia Federal, cujos mandados foram expedidos pela Justiça Federal na Paraíba, levou o Ministério Público Federal (MPF) a abrir um canal virtual para receber denúncias relativas a fraudes em processos seletivos para ingresso no serviço público federal.
As denúncias devem ser encaminhadas pelo MPF Serviços (www.mpf.mp.br/mpfservicos). Na representação, o cidadão deve anexar, se possível, arquivos que comprovem as irregularidades apontadas e informar, com o maior grau de precisão, provas e/ou indícios que levam à denúncia.
A operação que terminou com a prisão de suspeitos de fraudes em concursos públicos, com origem na cidade de Patos, Alto Sertão da Paraíba, foi denominada de “Última Fase”, posta em prática em dois de outubro de 2025. Os mandados foram cumpridos na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas. As investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal.
Além das prisões, a Polícia Federal cumpriu, a pedido do MPF e com autorização da Justiça Federal na Paraíba, 12 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de afastamento de aprovados que ingressaram no serviço público por meio de fraude.
A operação do MPF e PF conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo federal.









