Maior São João do Mundo começa nesta sexta em Campina Grande

Começa nesta sexta-feira, 30 de maio, a 42ª edição do Maior São João do Mundo de Campina Grande. A festa vai até seis de julho, perfazendo 38 dias de animação com a previsão de 500 apresentações artísticas, distribuídas entre os palcos principal, cultural, pirâmide e as tradicionais ilhas de forró, além dos polos descentralizados nos distritos de Galante, Catolé e São José da Mata.

A organização do evento calcula que durante os 38 dias de festejos juninos 3,5 milhões de pessoas visitem Campina Grande, com uma estimativa de que o impacto econômico poderá chegar aos R$ 211 milhões, enquanto está sendo esperada, no geral, uma movimentação financeira de R$ 740 milhões, superando em 10% a registrada na edição de 2024 do Maior São João do Mundo.

O Parque do Povo, principal ponto de atração da festa, conta com uma área de 40 mil m², somando 70 mil m² com o Parque Evaldo Cruz — área que deve chegar a cerca de 80 mil m² com a finalização de obras de revitalização.

O local abrirá às 17h de segunda a sexta-feira e às 16h nos finais de semana e feriados. Os shows no Palco Principal começarão às 19h, com encerramento às 2h nas quartas e quintas, e às 3h nas sextas, sábados e domingos. Nos dias 12, 18, 19, 23 e 24 de junho, os shows também seguirão até as 3h. O Palco Cultural terá início das apresentações às 18h.

Além do Palco Principal, a festa contará com o Palco Cultural, a Pirâmide, quatro ilhas de forró (Seu Vavá, Zé Lagoa, Zé Bezerra e Biliu de Campina) e dois coretos. Também estão programados três shows piromusicais e de drones, nos dias 30 de maio, 23 de junho e 6 de julho.

A estimativa é de que o Parque do Povo possa receber até 76.194 pessoas por dia.
Ao todo, são 457 unidades comerciais, sendo 43 quiosques, 12 restaurantes, 148 barracas (13 delas no Parque Evaldo Cruz) e 254 ambulantes, divididos entre bebidas e itens diversos.

Atrações e programação

Ao longo dos 38 dias, estão previstas 106 atrações no Palco Principal, 30 em Galante, 105 no Palco Cultural e 115 trios de forró, totalizando mais de 500 apresentações, sem contar os espetáculos das quadrilhas juninas. Três palcos fixos funcionarão no Parque do Povo: o Palco Principal, o Palco Cultural e o da Pirâmide.

O espaço será dividido em três grandes áreas: Arena dos Shows, Pirâmide e Arena Cidade, com logradouros cenográficos como o Beco da Pororoca, Largo do Capitólio, Vila Nova da Rainha, entre outros. Haverá ainda 11 portões de acesso ao público, turistas, serviços e artistas, com entrada prioritária para pessoas com deficiência — o camarote da acessibilidade terá capacidade para 100 pessoas por dia, sendo 80 com gratuidade.

Cenografia e polos

A tradicional fogueira cenográfica terá 20 metros de altura, e cerca de 360 mil bandeirolas serão utilizadas na decoração dos principais espaços da cidade, como o Parque do Povo, Parque Evaldo Cruz, Vila do Artesão, Calçadão do Açude Velho e distritos.

Com tradição, inovação e uma robusta estrutura, o Maior São João do Mundo 2025 reafirma Campina Grande como referência nacional na celebração dos festejos juninos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também