Será realizada nesta quarta-feira, 3, a partir das 10 horas, no ginásio poliesportivo da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Luís Gonzaga Burity, na cidade de Ingá, uma audiência pública para a criação do Monumento Natural Itacoatiaras. A iniciativa é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
A audiência faz parte do processo para criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, que visa a proteger um dos sítios arqueológicos mais importantes da Paraíba. Durante o mês de agosto, foi divulgado o estudo técnico sobre a criação da Unidade de Conservação, que apresentou um diagnóstico detalhado da área.
A criação da unidade de conservação representa um marco para a preservação do patrimônio arqueológico da região. Essa conquista ainda abre possibilidades para pesquisas científicas mais aprofundadas e para o desenvolvimento de atividades de educação patrimonial e turismo sustentável na região.
Para ampliar a participação social no processo, está disponível um questionário de percepção ambiental, no qual a população pode contribuir com a criação da unidade de conservação. O estudo técnico e o questionário podem ser acessados através do site oficial: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-do-meio-ambiente-e-sustentabilidade. O prazo para participação se encerra na quarta-feira (3), data da audiência pública.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destaca que a iniciativa vai além da proteção arqueológica. “A criação do Monumento Natural Itacoatiara do Ingá representa muito mais do que a simples proteção de um sítio arqueológico. Estamos falando da preservação de um patrimônio que ultrapassa gerações e conecta o presente ao passado mais remoto da humanidade em nosso território”, afirmou.
Do ponto de vista ambiental, segundo a secretária, a unidade de conservação protegerá não apenas as formações rochosas com suas inscrições milenares, mas todo o ecossistema da Caatinga.
Fonte: Ascom