HUAC realiza 22 cirurgias e 14 ultrassonografias em mutirão para reduzir fila no SUS

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, realizou 22 cirurgias e 14 ultrassonografias, sábado passado (5), durante mutirão de atendimentos por meio do Programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa tem como objetivo agilizar o acesso dos pacientes a atendimentos, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS), com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) de todas as regiões do Brasil.

No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede liderada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os procedimentos ofertados no HUAC, foram 22 cirurgias (10 postectomias pediátricas, 6 cirurgias de cabeça e pescoço e 6 gerais), além de 14 ultrassonografias realizadas (23 foram agendadas).

Segundo o Superintendente do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Homero Gustavo Correia Rodrigues, “outros mutirões ainda serão realizados neste ano e contemplarão outras especialidades, a fim de atender mais pacientes que estejam em fila de espera. A participação no chamado Dia E reforça o compromisso da unidade hospitalar com a saúde pública e com a missão da Rede Ebserh de prestar assistência de qualidade à população”.

O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também