Será realizado na próxima segunda-feira, 1º de setembro, no auditório do Campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o primeiro dos quatro seminários regionais de Atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Este e os demais encontros serão promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado.
Os demais seminários estão programados para a cidade de Patos, no próximo dia três; Monteiro, dia cinco e, em Campina Grande, no dia oito de setembro. A expectativa dos organizadores é a de que os eventos possam contar com a participação popular e de setores representativos e desses municípios, para que sejam aprofundadas inerentes às diferentes realidades regionais em torno da problemática da desertificação.
Coordenada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e financiada pelo Ministério do Meio Ambiente e a Sudene, a iniciativa integra um programa nacional que envolve 10 estados do Nordeste e Sudeste: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os seminários são abertos ao público e têm o objetivo de construir, de forma participativa, estratégias para reduzir os impactos da seca, proteger áreas vulneráveis e fortalecer a resiliência das comunidades que vivem no Semiárido paraibano.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a atualização do plano é um passo essencial para enfrentar os desafios locais. “Precisamos de soluções coletivas e adaptadas à nossa realidade, para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das comunidades mais afetadas”, afirmou.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados, podendo serem feitas no link https://www.proades.com.br/inscricao/index.php