Cerca de 85 mil pessoas devem passar pelos oito cemitérios públicos de Campina Grande neste sábado (1º) e domingo (2), dias de Todos os Santos e de Finados, respectivamente. A estimativa é da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), que desde o início desta semana realiza serviços de pintura, reparos em pisos, poda de árvores, limpeza e reforço na iluminação desses campos de descanso dos mortos, para que os visitantes se sintam mais confortáveis no momento de reverenciar a memória de seus entes queridos.
Conforme explicou o titular da Sesuma, Dorgival Vilar, além de cuidar da estrutura física dos cemitérios, as ações da Prefeitura envolve várias secretarias municipais, num trabalho intersetorial que vai desde a segurança ao acolhimento psicossocial, a ser oferecido pela Secretaria de Assistência Social às famílias que eventualmente necessitem desse apoio durante a visitação aos cemitérios, neste sábado e no domingo.
A Secretaria de Obras ficará responsável pelo reforço da iluminação no entorno dos cemitérios, enquanto a STTP irá atuar com agentes de mobilidade urbana para organizar o trânsito e garantir fluidez e segurança no acesso aos locais, com a ajuda da Guarda Civil Municioal. A PMCG ainda solicitou o apoio da Polícia Militar.
A exemplo dos anos anteriores, haverá celebrações religiosas de diferentes credos, durante o domingo, dia de maior fluxo de visitantes aos cemitérios de Campina Grande.
A Sesuma também coordenará com seus agentes de postura, o ordenamento do comércio nos arredores dos cemitérios. De acordo com o gerente de manutenção dos cemitérios, Fernando Santos, a comercialização de produtos será permitida, porém, organizada. “Estamos organizando toda a área externa para que o acesso aos cemitérios ocorra de maneira tranquila e segura, respeitando os visitantes”, explicou.
Campina Grande conta, ainda, com três cemitérios privados, o Campo Santo da Paz e o do Araxá, na sede do município, e outro no Distrito de São José da Mata, que devem receber expressivo público no próximo fim de semana.
Horário de visitação
Os cemitérios do bairros do Monte Santo, Bodocongó, Cruzeiro, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha; e Distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata, admistrados pelo Poder Público ficarão abertos para visitação no sábado(1) e Doningo(2) Dia de Finados, das 6h às 18h.
No sábado, o programa “tarifa zero” vai garantir o transporte público gratuito por todo o dia à população campinense.









