Argentina envia tropas do Exército à fronteira com o Brasil em ação contra o CV

O governo da Argentina decretou alerta máximo nos postos de fronteira com o Brasil e ordenou o envio do Exército para reforçar a segurança na região. A decisão, segundo a Rádio França Internacional (RFI), foi tomada após a Operação Contenção, realizada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro. A megaoperação, que envolveu 2,5 mil policiais, deixou 121 pessoas mortas, quatro delas agentes das forças de segurança.

O governo do país vizinho afirmou que a medida busca impedir a entrada de criminosos que possam tentar cruzar o território argentino. “Vou emitir o alerta máximo nas fronteiras para que não haja nenhuma travessia ao território argentino por parte daqueles que, evidentemente, estejam se deslocando do centro do conflito no Rio de Janeiro”, alertou um membro do governo argentino.

O alerta implica inspeções rigorosas de todos os brasileiros que entrarem na Argentina. “Este alerta máximo significa olhar com quatro olhos para todos os brasileiros que vierem à Argentina, vendo se têm ou não antecedentes penais, mas sem confundir os turistas com integrantes do Comando Vermelho”, destacou o governo.

Os argentinos enviaram ainda uma carta ao Ministério da Defesa solicitando o reforço militar na fronteira com base na chamada “teoria da debandada”, segundo a qual, quando cercados, os grupos criminosos buscam refúgio em outros países. Ela também determinou a intensificação da cooperação com forças policiais do Brasil e do Paraguai, para troca de informações e ações conjuntas.

Fonte: 247

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também