Produtores rurais, expositores, técnicos e até agentes políticos ligados ao setor agropecuário de várias partes da Paraíba e de outros Estados do Nordeste prestigiaram a 2ª edição do Agropalma, realizada neste sábado, 3, na Fazenda Mandacaru, no município de Boa Vista, região do Cariri paraibano. A programação recebeu o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
Organizado pelo engenheiro agrônomo Isaías Vitorino, o 2º Agropalma contou com a participação de representes de órgãos públicos, da iniciativa privada e de instituições de crédito, a exemplo do Banco do Nordeste do Brasil, cujo superintendente, Rodrigo Araújo, que deu a garantia de que as portas do BNB estarão sempre abertas para ajudar ao homem do campo, independente de quadros climáticos ou de programas de incentivos de governos que eventualmente venham a ser interrompidos.
Também marcaram presença no evento o secretário Joaquim Hugo Vieira, do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado, Mário Borba; presidente do sistema Faepa/Senar; Antônio Costa Nóbrega, presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO); Leandro Toreeão, diretor da Estação Experimental Pendência, pertencente à Empaer; Izenaldo Vitorino, presidente da Câmara dos Vereadores de Boa Vista e o prefeito do município, Fernando Aires.
Após os discursos de abertura, iniciados pelo proprietário da Fazenda Mandacaru, Antônio Batista de Almeida, e concluídos pelo prefeito Fernando Aires, que deu boas vindas aos participantes e se comprometeu em ampliar os esforços para ajudar o setor rural de Boa Vista e da região, começou a parte técnica do evento, com a palestra sobre a “Cultura da Palma de Sequeiro: História, Melhoramento Genético e Pastejo”, proferida pelo agrônomo Isaías Vitorino, seguida pela a apresentação do senhor Joaquim Dantas, da Fazenda Carnaúba, de Taperoá, com a temática “Vencendo o Vazio Forrageiro com a Palma”.

Embora a organização do 2º Agropalma não tenha divulgado as cifras dos negócios fechados, mas levando em conta a presença maciça de produtores e do povo em geral, pode-se afirmar que o evento superou todas as expectativas, principalmente na parte dos leilões realizados. Houve lance, inclusive, de até R$ mil para arremate de apenas um animal, da raça Sindi.
Ao longo do dia houve, também, exposição e venda de produtos derivados do leite, além de estandes de instituições e empresas disponibilizando implementos agrícolas aos produtores rurais. Também teve apresentação da Palma Calif,órnia e exibição de drone mostrando as atividades que são desenvolvidas na Fazenda Mandacaru.
Ao final, o engenheiro Isaías Vitorino e demais envolvidos na organização garantiram que o 2º Agropalma superou todas as expectativas, o que significa dizer que o evento já faz parte, em definitivo, do calendário agropecuário da Paraíba.

º