Promovida pelo Consórcio Nordeste e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foi aberta nessa quinta-feira (23), a 2ª Feira Paraibana da Agricultura Familiar (Fepaf), que funcionará até o próximo domingo (26) na Vila Sítio São João, em Campina Grande. A solenidade de abertura foi presidida pelo governador em exercício Lucas Ribeiro, vez que o evento é parte do Consórcio Nordeste, autarquia interestadual formada pelos nove estados para promover a integração e o desenvolvimento da região.
Em sua fala, Lucas deu ênfase à força da agricultura familiar e destacou o suporte dado pelo Estado em todas as etapas da cadeia produtiva. Após a recepção de um grupo de dança do município de Teixeira, o governador fez a entrega de máquinas agrícolas e assinou termos de adesão ao programa Garantia-Safra.
O evento promove a troca de experiências entre produtores, consumidores e instituições governamentais, fortalecendo os laços entre o campo e a cidade. Além da exposição e comercialização de produtos, a programação inclui palestras, oficinas e espaços temáticos, como a Vila do Artesanato, Praça dos Povos Originários e Quilombolas, Praça do Queijo e do Mel, Vila Cultural e Hall de Inovação e Educação.
Além da participação de expositores de diversos municípios paraibanos, com a oferta de mais de 200 tipos de produtos, o evento segue uma programação cultural que inclui shows de Santanna, o Cantador, Cavalo de Pau, Jorge de Altinho e vários artistas regionais. A entrada é gratuita, o espaço funciona das 9h às 23h.
“Aqui, a gente vê a riqueza do que é produzido no campo paraibano — alimentos agroecológicos, artesanato, doces, queijos e tantas outras criações feitas com as mãos de homens e mulheres que vivem e trabalham na terra. Este é um momento de celebração, de mostrar o resultado do trabalho e da dedicação das famílias agricultoras. É a prova de que, quando há investimento, há mais produção e com maior qualidade”, afirmou o secretário Frei Anastácio, da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido.
A Fepaf é voltada para agricultores familiares, representantes de sindicatos rurais, movimentos sociais do campo, organizações da sociedade civil e para o público em geral que valoriza a agricultura familiar.

Entregas e parcerias – Na abertura da feira, oito prefeitos participaram da assinatura simbólica de adesão ao Garantia-Safra. Também houve a entrega simbólica de motoensiladeiras, como parte das ações de mecanização da agricultura familiar promovidas pela Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido.









