PMCG resgata a harmonia visual da cidade ao remover materiais publicitários irregulares

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) vem intensificado a remoção de materiais publicitários instalados irregularmente nas ruas e nas principais avenidas de Campina Grande, prática esta que desrespeita o Código de Posturas do Município, compromete a harmonia visual da cidade e pode, ainda, contribuir para registros de possíveis acidentes, levando-se em conta que algumas propagandas são por meio de painéis luminosos.

De acordo com a legislação, qualquer forma de anúncio — como placas, faixas, cartazes ou outdoors — visível de áreas públicas, deve ter autorização prévia do poder público. A regra vale inclusive para imóveis privados, quando a publicidade é voltada para vias públicas.

A fiscalização, segundo a assessora jurídica da Sesuma, Andrezza Medeiros, segue um procedimento simples: se a publicidade estiver em local público e sem autorização, é removida imediatamente. Em caso de espaços privados, os proprietários são notificados e orientados a retirar o material de forma voluntária.

As ações de retirada ganharam força neste segundo semestre de 2025, após um mapeamento inicial feito pela secretaria. Diversos pontos da cidade já foram alvo das primeiras intervenções, especialmente nas regiões com maior fluxo de pessoas e veículos.

Nos últimos meses, a Sesuma tem intensificado essas ações. Em julho, duas pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental, após serem surpreendidas colando panfletos em postes. Além disso, dezenas de placas, faixas, banners, painéis luminosos e outdoors irregulares foram removidos. Também foram lavrados autos de infração e emitidas notificações exigindo que empresas de publicidade apresentem licenças ambientais e informem os locais onde atuam.

POLUIÇÃO VISUAL

Além da retirada de publicidade irregular, a cidade também avança em outra frente de combate à poluição visual: a organização da fiação em vias públicas. A Energisa, em parceria com empresas de telecomunicações e outros órgãos municipais está realizando promovendo a reordenamento dos cabos de redes e remoção de fios obsoletos, dando mais segurança, estética e mobilidade urbana.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Vilar, a medida é necessária para garantir segurança e estética urbana.
“A poluição visual interfere na paisagem da cidade, na sinalização e até na segurança dos pedestres. Estamos organizando a cidade para que as regras sejam cumpridas, promovendo um ambiente mais limpo e harmônico”, afirmou.

A população pode contribuir com a fiscalização denunciando casos de poluição visual por meio do WhatsApp oficial da Sesuma: (83) 99396-4356.

Fonte: Codecom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DESTAQUE
Leia também