Funcionários da Energisa e de outras 10 empresas que atuam na área de telecomunicações em Campina Grande iniciaram, no último domingo, 27, uma ação para tentar reordenar o emaranhado de fios instalados na estrutura dos postes da cidade. A iniciativa visa a prevenir acidentes que podem ser provocados pela fiação já obsoleta nas redes de transmissão, o que levaria risco até de morte aos pedestres e motoristas.
O primeiro dia dos trabalhos começou na rua Pedro Leal, ao lado do Instituto dos Cegos de Campina Grande, onde foram identificadas diversas linhas de transmissão com acúmulo de fios obsoletos. A operação inicial contou com a presença de empresas de telecomunicações que atuam no município: Pointnet, Itline, Megalink, Proxima, Claro, Sptec, Telnet, Servtec, Linax, Technical Internet, Aloo Telecom e Vivo.
A operação faz parte de um plano de ação de intervenções conjuntas da Energisa, concessionária de energia elétrica responsável pela rede de postes em Campina Grande, após solicitação do Procon-CG que recebeu denúncias e reclamações de consumidores campinenses.
O objetivo das atividades é promover a regularização e a organização dos cabos de uso mútuo instalados nas vias públicas do município. O cronograma de intervenções, para organizar os fios excessivos, prevê a atuação em mais ruas da cidade, ação esta que acontecerá de forma gradativa.
Entre essas ruas estão a Prefeito Ernani Lauritzen; avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho em frente à Vila Sítio São João; rua Barão do Abiaí e a rua Sebastião Donato, nos entornos do Parque do Povo.
“Desde 2024 o Procon de Campina Grande intensificou a fiscalização dos serviços prestados pela Energisa com a campanha ‘Fios Soltos’ e vem acompanhando de perto os planos de ação para solucionar esse problema em nossa cidade”, destacou Waldeny Santana, coordenador daquele órgão de proteção ao consumidor.
A campanha, iniciada em 2024, também incentiva a população campinense a formalizar denúncias sobre postes com fios e cabos soltos. Essa denúncia pode ser feita pelo aplicativo Campina com Você, na seção “Denúncia de Fios Soltos”. O canal de denúncias pelo aplicativo permite o envio de foto e endereço do local para facilitar a remoção dos fios obsoletos.
Santana ressaltou a importância do trabalho de remoção dos cabos desativados, destacando que o acúmulo desse material representa riscos para a população campinense, desde o comprometimento do fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação, até o impacto visual negativo nas vias urbanas.
“Há prejuízos também para a qualidade de vida e o aumento do risco de acidentes envolvendo pedestres e animais nas áreas afetadas”, concluiu o coordenador do Procon municipal.