O índice de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental aumentou 13,2% em um ano em Campina Grande, pulando de 42,4% em 2023 para 47,92% em 2024. Os dados são do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), divulgados esta semana.
Esse ritmo de crescimento supera o registrado em âmbito nacional (5,71%, de 56% para 59,2%) e também na Paraíba (9,59%, de 51,1% para 56%). Os comparativos apontam que Campina Grande está consolidando políticas públicas eficazes para melhorar o nível de educação na rede municipal de ensino.
O Secretário de Educação atribui o crescimento ao esforço coletivo da pasta e ao Programa Campina de A a Z:
“O programa Campina de A a Z se tornou o pilar do nosso trabalho em alfabetização, orientando formações, acompanhamento e ações efetivas nas escolas. Os resultados são fruto de um trabalho coletivo, sério e focado em cada criança da rede”, avaliou o Secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto.
O programa Campina de A a Z tem sido a principal referência para as ações voltadas à alfabetização no município. Ao longo do último ano, segundo Asfora, a gestão municipal tem implementado medidas articuladas, com foco na formação dos profissionais e no uso de dados para orientar intervenções pedagógicas. As principais ações incluem:
• Formação continuada para professores do ciclo de alfabetização;
• Avaliações diagnósticas sistemáticas e acompanhamento pedagógico nas escolas;
• Produção e distribuição de materiais de apoio ao letramento;
• Avaliação de aprendizagem no Pré II, respeitando as especificidades da etapa;
• Formações mensais com gestores escolares para análise de indicadores e redefinição de estratégias.