A Paraíba será contemplada com um investimento federal de R$ 5,8 milhões voltado à saúde da mulher. O recurso integra a Oferta de Cuidados Integrados (OCI) em ginecologia, anunciada nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde, dentro do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa vai agilizar o acesso a consultas, exames e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, 1,8 milhão de mulheres em idade fértil serão beneficiadas. No total, o investimento federal será de R$ 300 milhões por ano em todo o país.
“Elas são a maioria da população e dos usuários do SUS. Para nós, faz todo sentido a saúde da mulher ser uma prioridade absoluta do Ministério da Saúde”, afirmou o ministro Alexandre Padilha, ao destacar que a saúde da mulher é uma das áreas de destaque do programa.
No atendimento com o modelo de OCIs, as mulheres com endometriose e sangramento uterino anormal, por exemplo, terão diagnóstico mais rápido e acesso à cirurgia ou ao tratamento. A partir do encaminhamento realizado pelas equipes da Atenção Primária, elas terão à disposição, em um único pacote, a consulta médica especializada, a biópsia do endométrio, outros exames necessários e a teleconsulta de retorno, que também pode ser presencial.
Outras possibilidades da Oferta de Cuidados Integrados – cujo foco são a realização de exames preventivos essenciais, diagnóstico e tratamento – incluem procedimentos como ultrassonografia transvaginal, histeroscopia cirúrgica com biópsia e sedação, além de ressonância magnética de bacia, pelve e abdômen inferior.