Os novos membros do Conselho Municipal de Educação de Campina Grande foram empossados, nesta quinta-feira, 22, durante solenidade na Secretaria municipal de Educação. O órgão é composto por 11 conselheiros, com igual número de suplentes, que pelos próximos dois anos terão como missão auxiliar o poder público na construção de políticas públicas de modo a garantir às crianças e adolescentes o acesso à educação.
O colegiado é composto por representantes das Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB); pais de alunos da rede pública municipal de ensino, Sindicato dos Trabalhadores dos Públicos Municipais do Agreste e Borborema Sintab); União Campinense das Equipes Sociais Uces); Câmara de Vereadores; Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência; movimentos sociais e de servidores da própria Secretaria municipal de Educação (Seduc).
Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, “o Conselho tem um papel de ser termômetro da sociedade e de seus segmentos para poder fazer com que os filhos da população tenham um futuro digno e alcancem os seus sonhos. A participação social é indispensável. Membros de um conselho, quando fazem valer a portaria que recebem, constroem a diferença para a coletividade e pelo futuro da cidade, através das crianças que fazem parte dela”, disse.
Além do Conselho Municipal de Educação, também estão vinculados à Seduc o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB) e o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD).
Em ato contínuo à posse, foi aberta a primeira reunião do Conselho para a escolha de presidente e vice, cujas indicações, pela unanimidade, recaíram sobre os nomes das conselheiras Ana Lúcia Teixeira e Ádria Viana, respectivamente.