Tribunais discutem parceria sobre eficiência e transparência nos processos eleitorais

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, solicitou ao Tribunal de Contas do Estado, nesta segunda-feira (14), meios para ter acesso às ferramentas de Inteligência Artificial (IA) daquela Corte de Contas, objetivando ampliar o uso de soluções tecnológicas nas atividades de fiscalização e garantir maior eficiência e transparência nos processos eleitorais.

As ferramentas de inteligência artificial (IA) solicitadas pelo TRE-PB já são utilizadas no apoio às ações de controle externo desenvolvidas pelo TCE-PB.

A solicitação feita por Trigueiro se deu durante visita ao presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, juntamente com a diretora-geral da Corte Eleitoral, Alexandra Cordeiro, e do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Vinícius Veloso.

Para Fábio Nogueira, a reunião com Oswaldo Trigueiro reforça o compromisso das instituições com a cooperação mútua. “A visita serviu para reafirmar nossa disposição de contribuir e manter essa relação entre o TCE-PB e o Tribunal Regional Eleitoral”, destacou o presidente.

A Inteligência Artificial é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores, dentre várias coisas, executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados e fazer recomendações.

Também participaram do encontro, o vice-presidente do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes, o procurador do Ministério Público de Contas, Bradson Camelo, e os diretores do TCE-PB: Severino Claudino (diretor-geral), Eduardo Albuquerque (diretor de Auditoria e Fiscalização), Ed Wilson Santana (diretor de Tecnologia da Informação) e o auditor de controle externo, Luzemar Martins.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE
Leia também