A Secretaria de Agricultura (Seagri) da Prefeitura municipal de Campina Grande entregará, a partir do próximo dia 17, os boletos aos agricultores inscritos no Programa Garantia Safra 2024/2025. A entrega se estenderá até o dia 21 deste mês, no auditório da Vila do Artesão, localizada na rua Almeida Barreto, bairro São José, próxima da antiga São Braz, sempre das oito horas ao meio dia, mediante apresentação do CPF do interessado.
A partir do recebimento do boleto, cada agricultor deverá pagar na rede bancária autorizada ou em correspondentes bancários a taxa de adesão ao Programa, que é de R$ 24,00, o que lhe dará direito a um benefício de R$ 1.412,00 mil, a serem pagos de forma integral e em parcela única.
O calendário de pagamento do benefício do Garantia Safra 2024/2025, entretanto, só será definido quando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, responsável pelo Programa, publicar no Diário Oficial da União o Decreto reconhecendo eventuais perdas agrícolas ocasionadas pela escassez ou excesso de chuvas ou, ainda, por ocorrências de pragas nas plantações.
Segundo a responsável da Secretaria de Agricultura pelo setor que cuida do Programa Garantia Safra em Campina Grande, Avani Oliveira, foram cadastrados e enviados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário os nomes de 827 agricultores.
O secretário Renato Gadelha, da Agricultura de Campina Grande, esclareceu que, embora seja o Programa Garantia Safra coordenado e pago pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), há a contrapartida em percentuais financeiros dos Estados e dos Municípios.