Governo altera data para o saque do PIS/Pasep; abono ficará disponível a partir de 31 de março
O Ministério do Trabalho e Cidadania alterou a data para os trabalhadores com carteira assinada que ainda não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano de 2019. Anteriormente, a data inicial para entrar com o pedido era o dia 8 de fevereiro. No entanto, com a alteração, o prazo mudou para o dia 31 de março, pois a data coincidia com o início do calendário para saques do PIS/Pasep 2020.
O Ministério optou pela troca para liberar os pagamentos dos benefícios esquecidos apenas depois que os pagamentos regulares deste ano já tivessem começado. Dessa maneira, todos os trabalhadores, que possuem carteira assinada, tanto da iniciativa privada, quanto do setor público – e que teriam direito ao saque do PIS/Pasep -, podem retirar o valor.
Sendo assim, o Governo disponibilizou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e o telefone 158 para os trabalhadores conferirem se possuem o saldo esquecido. Além disso, trabalhadores da iniciativa, que recebem o Pix, podem consultar através do app Caixa Trabalhador. O telefone 0800 726 0207 também fica disponível para a consulta.
Quem trabalha no setor público, existem três telefones disponível para a consulta. Enquanto isso, quem trabalha no setor público também poderá consultar pelos telefones do Banco do Brasil:
- 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 729 0001 (demais cidades)
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos)
O pedido para receber o abono de 2019 pode ser feito de forma presencial. Para isso, é preciso ir até as Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Além disso, o telefone 158, o “Alô Trabalho”, e o e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br (é preciso trocar as letras “uf” pela sigla do seu estado).
MSN