Um convênio da ordem de R$ 1 milhão que será destinado à qualificação profissional e ao fortalecimento da gestão empresarial no turismo na Paraíba foi assinado pelo governo do estado e o Ministério do Turismo, nesta terça-feira (23), em Campina Grande. A iniciativa vai contemplar dois mil trabalhadores com a oferta de 18 modalidades de cursos (40 horas a 60h), seis oficinas de empreendedorismo e 20 consultorias individuais.
O convênio firmado, que tem como público-alvo profissionais e trabalhadores de setores como hotéis, pousadas, bares, restaurantes e o comércio que atende visitantes, também prevê a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos dos municípios contemplados — João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Cabaceiras e Cajazeiras.
Durante a solenidade, no Museu de Arte e Ciência (MAC), o governador Lucas Ribeiro disse que o convênio firmado com o governo federal fortalece ainda mais o turismo paraibano. “É uma alegria receber o ministro Gustavo Feliciano para um anúncio muito importante, que é a capacitação dos profissionais que trabalham com o turismo em nosso Estado. Um segmento que gera renda e que tem melhorado a qualidade de vida da nossa população. E essa qualificação vem no sentido daquilo que queremos, que é manter esse ritmo de crescimento do turismo e da economia como um todo”, celebrou.
O ministro Gustavo Feliciano também destacou a iniciativa para o segmento turístico da Paraíba. “Junto do governador Lucas Ribeiro, por meio de uma iniciativa do presidente Lula, estamos fazendo algo muito importante na cadeia do turismo, que é preparar e qualificar a população da Paraíba para que os empregos gerados com o turismo fiquem no Estado. Isso vai fazer com que as empresas que estão desenvolvendo o turismo na Paraíba possam contratar os paraibanos”, disse.
Entre os cursos que serão ofertados estão técnicas de atendimento ao cliente; hospitalidade e acolhimento; comunicação em serviços; formação de garçom/garçonete; e segurança e manipulação de alimentos — em parceria com o IFPB, Sebrae-PB e Senac-PB, com a previsão de formalizar 50 MEIs.
O evento foi prestigiado ainda por Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur); Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae-PB; e Dalton Gadelha, presidente da Fundação Pedro Américo, entre outras autoridades e representantes do setor turístico.









