O comércio de Campina Grande fecha suas portas nesta segunda-feira, 15, por causa do feriado setorial alusivo ao Dia dos Comerciários. No âmbito nacional, entretanto, a data oficial é 30 de outubro de cada ano, quando entrou em vigor uma lei federal sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff reconhecendo a profissão de comerciário.
Até esse reconhecimento, a comemoração dos comerciários em Campina Grande acontecia sempre na última segunda-feira do mês de outubro de cada ano, conforme lei municipal de 15 de outubro de 1980, sancionada pelo então prefeito Enivaldo Ribeiro, acatando projeto apresentado pelo vereador daquela época João Fernandes da Silva. Presidia o Sindicato dos Comerciário, na ocasião, o combativo líder sindical e militante político Ivam Freire da Silva, atualmente radicado no Estado do Pará.
A partir da unificação da data – 30 de outubro, os comerciários campinenses passaram a festejar o seu dia de acordo com o que for estabelecido em convenção coletiva de trabalho entre patões e empregados que acontece anualmente, conforme explicou José do Nascimento Coelho, da atual diretoria do Sindicato da categoria. “Agora, vamos comemorar em outubro, mas já festejamos em setembro e até agosto em anos anteriores”, completou.
COMEMORAÇÂO – Como tradicionalmente acontece, os trabalhadores do comércio campinense vão se reunir nesta segunda-feira para um dia de lazer e confraternização no espaço recreativo do Sesc – Açude Velho. A programação começa às 9h e segue até o final da tarde.
A rede bancária e as repartições públicas em geral funcionam normalmente em Campina Grande, nesta segunda-feira, 15.